Empreendedorismo

Designer de Santa Maria faz sucesso na França

Deni Zolin

"Nascido em Santa Maria em 1976 e filho de empresários, Rodrigo Costabeber, 38 anos, formou-se em Desenho Industrial da UFSM, em 2000, e exitou quando surgiu a chance de trabalhar e morar em São Paulo. Mas depois de levar um não de oito agências de Porto Alegre, aceitou um estágio numa agência de design da capital paulista.

_ Jamais poderia imaginar, quando saí de Santa Maria em 2000, que me tornaria sócio de uma agência, que hoje faz parte de um grupo internacional. Nunca sonhei com isso e nunca tive essa ambição, mas com muito trabalho, isso acabou acontecendo _ afirmou Rodrigo, que tem 14 anos de experiência e já fez projetos na área de design para marcas como Unilever, Pepsico, Nestlé, Cargill Foods, Bauducco, Unimed, Mondelez, Miolo, Bayer, Kimberly-Clark e Danone.




Em Santa Maria, morou boa parte do tempo na Rua Benjamin Constant e estudou nos colégios Centenário e Santa Maria. O pai, Romulo Costa Beber, dirigia as lojas do Grupo Carber's (Carber's, Trapiche e Vento Norte) e hoje mora com a mulher Brasilia, em Faxinal do Soturno, onde é funcionária do TRE.

Rodrigo lembra que sempre criava coisas e gostava de artes e, em 1994, na dúvida entre Arquitetura e Publicidade, leu uma matéria sobre Raymond Loewy e viu as maravilhas que um profissional de design podia fazer. Fez Desenho Industrial na UFSM. Depois de estudar produção gráfica na Itália, conta que sua professora Ana Lucia Rodrigues o incentivou a estagiar em São Paulo, onde o mercado oferecia mais oportunidades.


Acima, trabalho de Rodrigo na CBA B+G: embalagens de papinha Nestlé

Do estágio, surgiu o convite para emprego. E depois, em outra agência, a B+G, tornou-se assistente, coordenador e sócio, em 2008. Este ano, a empresa, que tem 50 funcionários em São Paulo, firmou uma joint venture com a multinacional do design CBA, de Paris. Com isso, a B+G virou CBA B+G, que atende toda a América Latina e, agora, com essa fusão, também faz projetos para clientes de todo o mundo.
No mês passado, Rodrigo visitou Santa Maria para palestrar no 12º Fórum de Comunicação da Unifra e matou a saudade da cidade e da família.

_ De Santa Maria, só tenho boas lembranças. É minha terra, minha casa e é claro que sinto falta. Sinto falta dos meus pais, dos meus amigos da faculdade, dos que me conhecem desde sempre. Sinto falta do frio, do chimarrão, do folhado do Copacabana. Acho que foram decisivos para mim a coragem e de fazer aquilo que eu realmente gosto.

Confira a ENTREVISTA com Rodrigo Costabeber, sócio da agência de design CBA B+G:

"A faculdade é só o começo de uma estrada longa para o sucesso"

Diário _ Com a internet e as redes sociais, que desafios o design e a publicidade enfrentam hoje no meio tradicional e na própria internet?
Rodrigo _ Mais que as mídias, o comportamento das pessoas mudou, e se formos analisar esse é o curso natural das coisas, ainda mais com os avanços da tecnologia. Por isso, precisamos nos reinventar todo o tempo. Para nós que trabalhamos com comunicação, então, basta algumas horas, e a ideia fica velha, então temos que estar atentos a tudo, ampliando repertório, nos inspirando 24 horas diárias. O dia que eu achar que já vi e aprendi tudo, minha motivação acaba e minha carreira também.
 
Diário _ Existe alguma nova tendência na Europa e Estados Unidos e que pode chegar no futuro ao Brasil?
Rodrigo _ Acredito que o design mais limpo, mais minimalista, pode ser uma tendência nesses mercados. Se formos falar em embalagens, se vê um avanço na busca de novos materiais, na preocupação com o meio ambiente e na criação de alg"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Evento rendeu bons negócios para empreendedores de Santa Maria

Próximo

Criadores da região são premiados nos julgamentos e campeonatos da feira

Economia